CONHEÇA NOSSO BLOG
03Out
MDP ou MDF são os materiais mais recomendados e utilizados na fabricação de móveis planejados.

Qual é o melhor material para móveis planejados: MDP ou MDF?

Compartilhe!

Os móveis planejados podem ser fabricados em dois materiais: MDP ou MDF. Ambos são ótimas matérias-primas para a fabricação de mobílias feitas sob medidas, já que são ecologicamente corretos e não agridem o meio ambiente. Mas, você conhece a diferença entre eles? Neste artigo, a Planejados Confiança mostra as particularidades de cada material e responde se existe realmente um modelo melhor. Acompanhe!

MDP ou MDF: entenda as diferenças entre eles!

O MDP (Medium Density Particleboard) e o MDF (Medium Density Fiberboard)  são produzidos a partir das mesmas espécies de árvores: pinus e eucaliptos. 

No processo de fabricação, eles passam por uma prensa contínua que aglomeram as partículas e fibras a 200 ºC. E, assim, ambos os materiais chegam ao resultado final que conhecemos, as chapas. 

Essas são só algumas das similaridades entre eles. A seguir, veja as diferenças e saiba escolher entre o MDP ou MDF.

Composição

O primeiro ponto que você deve observar antes de escolher entre MDP ou MDF é a composição dos materiais. 

O MDP é um painel de partículas de média densidade, formado por três camadas de madeira: uma mais grossa no meio e duas mais finas nas superfícies. Todas elas são trituradas e aglutinadas entre si.

Por sua vez, o MDF consiste em um painel de fibra de média densidade, formado pelas mesmas três camadas do MDP. Porém, elas passam por um novo processo antes de serem coladas e prensadas em alta temperatura. Esse processo é chamado de desfibração. 

Preço

O segundo ponto que costuma chamar atenção dos clientes é o preço. Geralmente, este é o fator de decisão na escolha entre o MDP ou MDF. Mas, nem sempre, é o melhor ponto a se analisar.
Enfim, podemos dizer que o MDP é a melhor opção no quesito preço. Este material é mais barato que o MDF, pois não passa por tantos processos durante sua fabricação. Aqui, é ponto positivo para o MDP!

Aplicação

O terceiro ponto de destaque na escolha entre o MDP ou MDF é a sua aplicação.
Em geral, o MDP é indicado para peças mais retas, como portas, prateleiras, tampos e partes estruturais dos móveis. Enquanto isso, o MDF é indicado para peças curvas, pois possibilita trabalhos mais precisos, como cantos arredondados e acabamentos diferenciados.

Conheça as principais vantagens dos materiais
Características do MDP
Mais resistente ao empenamento causado pela umidade ou pelo calor;
mais resistência para montagem e desmontagem dos móveis;
mais leve e mais econômico.

Características do MDF

  • Comporta melhor a aplicação de revestimentos diversos;
  • não sofre com a variação de temperatura;
  • pode ser cortado em qualquer sentido;
  • mais pesado e mais caro.

Afinal, qual material é o melhor?

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que ambos os materiais possuem seus prós e contras. Ainda assim são excelentes opções, e devem ser escolhidos mediante a necessidade e uso dos móveis. Inclusive, eles podem ser utilizados sozinhos ou em uma combinação entre os dois!
Portanto, nossa dica é: leve em consideração o valor que você pode gastar e quais características você procura. Caso ainda tenha dúvidas sobre a escolha entre o MDP ou MDF, entre em contato conosco!

Escolha a Planejados Confiança!

Os móveis da Planejados Confiança são fabricados 100% em MDF e/ou MDP. Ou seja, você pode ter o melhor dos dois materiais na sua casa! Conte com a solidez de quem faz parte do Grupo K1, o maior grupo moveleiro da América Latina. Conte conosco! Entre em contato e peça já seu orçamento

Esta informação foi útil para você? Não deixe de conferir o nosso blog! Lá, você encontra conteúdos exclusivos sobre móveis planejados e afins. Aproveite para ler:

Posts Recentes Tags