CONHEÇA NOSSO BLOG
15Jan
montar uma loja

Vai empreender? Confira maneiras práticas para montar uma loja do zero

Compartilhe!

De acordo com uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), a Taxa de Empreendedorismo Total no Brasil chegou a 38%. Tais números mostram que cada vez mais os brasileiros estão buscando pelo próprio negócio, principalmente pelo percentual de desemprego chegando a 12%, dado informado pelo IBGE. Se você também quer fazer parte da fatia de brasileiros empreendedores e montar uma loja do zero, confira o artigo que a Planejados Confiança preparou com dicas incríveis!

Passo a passo para montar uma loja do zero

1- Elabore um planejamento financeiro

Antes de pensar em montar uma loja, é primordial saber que qualquer gasto não planejado pode ter um impacto significativo no seu orçamento. Um simples descuido pode fazer com que você gaste mais do que gostaria e já comece sua loja com dívidas extras.

Por isso, o ideal é fazer um planejamento financeiro antecipadamente, incluindo todos os custos previstos e deixando um fundo de reserva para imprevistos – porque eles podem acontecer. Assim, sua loja já vai começar com o pé direito e você conseguirá focar integralmente no seu negócio, sem preocupação.

De acordo com o SEBRAE, de cada 4 empresas, 1 fecha antes de completar dois anos. Planeje-se da forma correta para não fazer parte de tal estatística.

2- Encontre seus fornecedores

Outra dica de ouro para montar uma loja do zero é encontrar o fornecedor ideal. Você precisa checar por alguns aspectos antes de escolher o seu, são eles:

  • qualidade dos produtos;
  • preço;
  • flexibilidade.

Faça uma lista com os principais fornecedores dos produtos que você pretende vender e entenda qual mais se enquadra nas suas necessidades.

3- Escolha seu espaço físico

Caso sua loja não seja 100% virtual, é importante escolher um espaço físico bem localizado para estruturá-la. Com a ascensão dos e-commerces, é necessário elaborar algumas estratégias para atrair os consumidores e não perder competitividade perante o mercado. Por isso, o espaço físico deve ser escolhido e planejado com bastante cuidado. Algumas dicas para tomar a decisão final são:

  • faça uma pesquisa e limite suas opções. O ideal é que a localização tenha fácil acesso tanto de carro quanto de transporte público, além de espaço suficiente para expor seus produtos e criar um estoque;
  • idealize um local próximo a outras lojas que seu público-alvo gosta. Por exemplo, se for uma loja de roupa, busque por locais que dispõem de outros estabelecimentos semelhantes. É mais fácil de você ser encontrado pelos clientes;
  • faça uma avaliação detalhada da concorrência. Você pode localizar seu negócio perto da concorrência e criar mais alternativa de compras para o consumidor ou optar por uma área que tem necessidade do seu produto.

4- Decore com móveis planejados

A organização dos produtos, o espaço físico citado acima, assim como as experiências vividas dentro da loja, influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor. Por isso, o ideal é que você invista em um projeto de personalização dos móveis. Assim, será possível aproveitar todos os espaços do ambiente de maneira otimizada, sem desperdiçar nenhum centímetro.

Para tal projeto, conte com a Planejados Confiança. Somos uma loja de móveis planejados no RJ, especializada em mobiliário corporativo. Entre em contato e faça já o seu projeto.

Posts Recentes Tags