CONHEÇA NOSSO BLOG
27Fev
design de interiores

Você sabe como surgiu o design de interiores?

Compartilhe!

Decorar um espaço, seja ele comercial ou residencial, gera muito esforço de todas as partes envolvidas. Muito além de escolher as melhores cores e itens decorativos, é preciso pensar em funcionalidade. Tudo em um ambiente, ainda mais naquelas com metragem curta, precisa ser funcional. O design de interiores é uma técnica que vem se desenvolvendo ao longo dos séculos e sempre trazendo novidades que se aplicam às nossas vidas. Veja como ele surgiu e mais curiosidades, a seguir!

Conheça a história do design de interiores

Pré-história

Todo tipo de comunicação que temos hoje, principalmente visual, deve muito aos acontecimentos desde a pré-história. Para o design de interiores, os primeiros elementos que viriam a se transformar com o passar dos anos começaram a surgir. Materiais rústicos, pigmentos, fibras vegetais e pedras começaram a dar origem a esculturas e outros monumentos. Posteriormente, na Antiguidade, os egípcios trouxeram as pirâmides, pinturas dos movimentos corporais, ouro esculpido e móveis.

Modernidade

Pulando alguns anos na história, chegamos à modernidade com sua Revolução Industrial. Produção em massa, alta demanda da indústria têxtil e de mobiliários, busca por valor estético nos objetos e diversos movimentos de arte acontecendo, sobretudo, na Inglaterra, França e outros países na Europa. Isso, claro, entre 1880 e 1914. Ainda antes dos anos 20, nasceu o neoplasticismo no design, trazendo características mais abstratas ao que era produzido.

Resumindo o design e design de interiores na modernidade, entre os anos 20 e 30 o mundo viu pintura, desenho industrial e arquitetura se unirem. Neste período, cresceu-se o favoritismo por minimalismo, Art Deco, uso de peles de animais e plástico. Entre os anos 50 e 60, movimentamos de empoderamento feminino, movimento negro e a própria Guerra fria trouxeram o Pop Art com cores saturadas, psicodelismo e outros traços irregulares. O design de interiores ganhou mais cores, formatos e rostos famosos nos objetos de decoração – destaque para Marilyn Monroe.

Pós-Modernidade

  • Anos 70: peças menos funcionais e mais artísticas. Materiais reciclados, cores e mais curvas e um movimento contra ao que era dito como errado no design de interiores;
  • Anos 80 e 90: ecologia, tecnologia e interatividade. Objetos representavam a visão da sociedade em geral, não só do artista criador. Digitalização e era punk marcaram essa época;
  • Anos 00: o novo milênio e sua internet trouxeram mais destaque para o design de interiores produzido na América Latina, sobretudo com aparelhos eletrônicos entrando como objetos de valor na vida das pessoas;
  • Hoje em dia: busca e reconstrução de objetos antigos com adaptações atuais que marcam, sim, a nova era.

Como aplicar no seu ambiente?

Hoje em dia, é acessível e possível a ideia de investir em design de interiores para sua casa ou empresa. Você já ouviu falar em móveis planejados, por exemplo? A Planejados Confiança é uma empresa de móveis planejadosque produz aquilo que seu ambiente precisa para ser belo e funcional. Produzimos e entregamos móveis planejados no RJ. Conosco, você encontra alta qualidade e tecnologia em móveis planejados para escritório, serviços de cozinha planejada RJ e muito mais. Entre já em contato conosco!

Posts Recentes Tags