CONHEÇA NOSSO BLOG
02Fev
Mulher e homem com deficiência apontando para os móveis planejados para pessoas com deficiência

Conheça o conceito de móveis planejados para pessoas com deficiência

Compartilhe!

Você sabia que pessoas com deficiência motora, física e cadeirantes, além de possuírem dificuldades de autonomia e locomoção na cidade, enfrentam o mesmo problema dentro da sua própria casa ou apartamento? Pensando nessa questão, elaboramos esse artigo para dar dicas de móveis planejados para pessoas com deficiência e facilitar a acessibilidade dentro do seu lar. Confira!

Vantagens dos móveis planejados para pessoas com deficiência

Os móveis planejados para pessoas com deficiência têm o objetivo de trazer facilidade para a rotina desse grupo. Isso é, em casos de cadeirantes, promover um ambiente de fácil circulação e móveis em uma altura ideal para o alcance rápido, evitando o desgaste físico. São detalhes que fazem os móveis serem úteis, além de não perderem a sofisticação e tornarem a vida dessas pessoas mais práticas e leves.

É nessa hora que os designers de interiores entram em ação!

6 dicas para deixar a casa mais adaptada

1- Pense no revestimento da casa

Pense que pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida utilizam equipamentos como: cadeiras de rodas, muletas, bengalas ou andadores. Sendo assim, é preciso focar nos revestimentos para que sejam antiderrapantes, evitando possíveis escorregões e acidentes ao se locomover pela casa.

2- Escolha móveis planejados

Para ter um lar mais adaptado e acessível, é necessário focar nos movéis planejados para pessoas com deficiência. Ainda mais pelo fato de que a escolha de móveis sob medida deixa o ambiente mais espaçoso para facilitar a locomoção. Além disso, os móveis poderão ser projetados com excelente designer e altura adequada, promovendo a acessibilidade.

3- Verifique tamanho de portas e janelas

Deve-se levar em consideração a largura das portas e corredores — para evitar que as pessoas com deficiência esbarrem nas paredes ao transitarem. Além disso, atenção para o parapeito das janelas serem mais baixos — isso facilita que os cadeirantes possam abrir e fechar com tranquilidade, porém é perigoso para casas com crianças pequenas.

4- Atenção ao banheiro

Os móveis planejados para pessoas com deficiência no banheiro são de extrema importância. Isso porque garantem a entrada acessível e a mobilidade dentro desse espaço limitado. Os móveis sob medida deverão ser focados na altura ideal para que a pessoa com deficiência consiga ter acesso a torneira, gavetas e ao espelho de forma autônoma e prática.

Vale se atentar para a área do banho, com a instalação de barras fixas para garantir o apoio.

5- Planeje a cozinha

Mulher com deficiência mexendo nos móveis da cozinha

Para a cozinha, os móveis planejados para pessoas com deficiência também são cruciais. Eles garantem a acessibilidade na bancada, pias, fogões (o mais recomendado são os cooktops) e armários. Isso faz com que os moradores com deficiência que residem na casa possam realizar suas tarefas do dia a dia com mais segurança e praticidade.

6- Foque na iluminação

Não podemos esquecer da iluminação da casa ou apartamento. Nesse sentido, a iluminação ajuda a clarear os cômodos da casa, facilitando a visão dos objetos, interruptores e tomadas. Além disso, há opção de escolher diversas luminárias e lustres que combinem com a decoração da sua casa.

Escolha a Planejados Confiança!

Viu a utilidade e importância dos móveis planejados para pessoas com deficiência? Reforme a sua casa e faça dela o melhor lugar. A Planejados Confiança conta com as melhores opções de móveis sob medida de qualidade para você. Entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog, veja as últimas novidades:

Posts Recentes Tags